quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Kekkei Genkai: Sharingan



O Sharingan (写輪眼; Literalmente significa "Olho Copiador Giratório", Significado (Panini) "Olho Espelhador Giratório") é um dōjutsu kekkei genkai, que aparece em alguns membros do clã Uchiha. Apesar de seus poderes serem vistos pela primeira vez em Kaguya Ōtsutsuki, sua verdadeira forma se manifestou pela primeira vez em Hagoromo Ōtsutsuki, o ancestral mais antigo do clã Uchiha, e mais tarde veio a ser considerado como um dos Três Grandes Dōjutsu (三大瞳術, San Daidōjutsu; Literalmente significa "Três Grandes Técnicas Oculares"), juntamente com o Byakugan e o Rinnegan. O Sharingan também é chamado de "Olho do Céu" (天眼, Tengan), por causa das muitas habilidades que ele concede ao usuário. Tobirama Senju define-o como o "olho que reflete o coração "(心を写す瞳, Kokoro o utsusu hitomi).



Habilidades
As habilidades do Sharingan consistem de duas partes: o "Olho da Percepção" (洞察眼, Dōsatsugan) e o "Olho do Hipnotismo" (催眠眼, Saimingan). A primeira habilidade do Sharingan é capaz de ver o fluxo de chakra. O próprio Sharingan dá cor ao chakra, permitindo que o usuário possa diferenciá-lo. Ele também é capaz de dizer se uma pessoa está sob um genjutsu caso o fluxo de chakra da pessoa estiver irregular. A segunda habilidade é a mais importante do Sharingan, concedendo ao usuário uma incrível clareza de percepção, permitindo-lhe reconhecer facilmente genjutsu e diferentes formas de chakra, embora não na mesma proporção que o Byakugan. Isso também permite ao usuário visualizar detalhes sutis, permitindo que ele saiba o que a pessoa esta falando ao ler o movimento dos lábios e até mesmo permite que ele consiga imitar movimentos de lápis. No anime, o Sharingan também é capaz de ver através de névoa espessa e outras telas que possam prejudicar a visão. Quando o Sharingan evolui, ganhando mais tomoe, essa habilidade se estende ao ponto de o usuário ser capaz de rastrear objetos em movimento rápido, antes de finalmente dar uma certa quantidade de recursos de previsão para o usuário, permitindo-lhe ver um passo à frente do próximo passo de seu oponente e, deste modo, podendo contra-atacar ou esquivar sem nenhum movimento desperdiçado. No entanto, mesmo que o usuário possa ser capaz de ver um ataque ou saber que ele está chegando, seu corpo nem sempre tem tempo para reagir.

A terceira e mais bem conhecida habilidade do Sharingan é que ele concede ao usuário a capacidade de copiar quase qualquer técnica que ele ou ela testemunhe, com exceção de outras técnicas próprias de kekkei genkai. O usuário pode memorizar ninjutsu, genjutsu e taijutsu com uma precisão quase perfeita, permitindo ao usuário usar as técnicas como se fossem sua, ou até mesmo modificá-las para criar suas próprias técnicas novas, muito parecido com o Shishi Rendan de Sasuke Uchiha. A fim de reproduzir uma técnica copiada, no entanto, é preciso ter a habilidade ou capacidade necessária para realizá-la. Um bom exemplo é o taijutsu de Rock Lee. Apesar do fato de que Sasuke era capaz de copiar alguns dos movimentos de Lee, eles colocavam uma pressão muito mais significativa sobre ele, como ele não tinha treinado tanto como Lee. Além das técnicas de habilidades físicas e kekkei genkai, o Sharingan também não pode reproduzir técnicas dependentes de outros fatores, como invocações as quais o usuário não tenha assinado um contrato antes.

Finalmente, a habilidade de uso mais comum do Sharingan é a capacidade de induzir uma única marca de hipnose que permite ao usuário fazer seu oponente fazer ações e ter pensamentos através de genjutsu lançado por contato visual simples entre ambas as partes. Os usuários mais avançados do Sharingan podem usar a capacidade de hipnose ao ponto de intimidar um ser tão poderoso como Manda, e até mesmo podendo controlar um Bijū, o último considerado uma característica que define; no entanto, apenas Madara e Obito Uchiha. Madara Uchiha afirmou que as bestas eram escravos para aqueles com olhos abençoados. Quando isso foi usado contra Manda e a Nove Caudas, seus olhos assumiram o padrão de tomoe do Sharingan dos usuários, enquanto estavam sob influência hipnótica. De maneira semelhante, pode-se entrar no subconsciente de um jinchūriki para suprimir eficazmente o chakra do Bijū. Embora este controle possa ser absoluto, quando utilizado em um único alvo, quando ele é lançado sobre vários, torna-se cada vez mais difícil manter o controle sobre eles, dando a oportunidade para alvos mais fortes, como os Bijū, quebrarem temporariamente o controle sobre eles, em certos casos.

A habilidade hipnótica juntamente com os outros aspectos do Sharingan podem fazer o usuário, aparentemente, "ver o futuro". Em primeiro lugar, o usuário deve imitar perfeitamente cada movimento que seu adversário faz e, possivelmente, seus pensamentos e palavras através de observação cuidadosa. Então, eles sugerem uma ação para o adversário, como os selos de mão para uma técnica que o oponente e o usuário do Sharingan já saiba e copie. Com essas coisas, o usuário pode completar a ação antes mesmo do oponente, possivelmente usando um genjutsu do Sharingan para confundir ou atrasar. Tal como acontece com outros genjutsu, o genjutsu lançado pelo Sharingan é capaz de colocar um adversário para dormir, induzir paralisia, reproduzir memórias para outra pessoa via genjutsu, ou a criação de várias ilusões para enganar alguém ou torturar a pessoa. A potência da ilusão do Sharingan é dependente do conhecimento do usuário e habilidade na execução de genjutsu. Dois usuários do Sharingan também são capazes de libertar o outro de outras formas de genjutsu usando genjutsu um sobre o outro, permitindo-lhes entrar na mente de seu companheiro e livrá-lo do genjutsu.

Além disso, apesar de raramente ser usado ​​pelo clã Uchiha, o Sharingan pode permitir ao usuário usar dois únicos e muito poderosos genjutsu: o Izanagi e o Izanami, que altera ou decide o próprio destino, respectivamente. Usando o Izanagi, o usuário pode deformar a realidade por um curto período de tempo, transformando a realidade em ilusão e ilusão em realidade, escapando assim da morte e reescrevendo o destino; no entanto, para fazer uso desta técnica em toda sua extensão, o usuário deve ter o DNA dos Uchiha e Senju. O Izanami, por outro lado, é um genjutsu que prende a vítima em um ciclo infinito que desconsidera seus cinco sentidos; esta técnica foi criada especificamente para combater qualquer um que abusar da habilidade do Izanagi em alterar o seu destino, forçando a vítima a reviver a situação mais e mais até que ela aceite seu destino, deixando de usar o Izanagi. Ambas as técnicas foram marcadas como kinjutsu, porque o uso de qualquer uma das duas faz com que o olho que lançou o Izanagi ou Izanami se feche para sempre.

Embora o Sharingan consuma chakra do usuário enquanto está ativado, a quantidade de chakra que o usuário deve exercer é tão insignificante que eles podem mantê-lo ativo constantemente. Na verdade, Itachi Uchiha era tão magistral com o Sharingan que ele foi capaz de mantê-lo ativo na maioria das vezes, apenas desativando-o uma vez, depois de usar o Tsukuyomi em Sasuke e Kakashi, bem como o Amaterasu para escapar de Jiraiya, devido à exaustão. No entanto, quando um Sharingan é transplantado para um não-Uchiha, o consumo de chakra é significativo, obrigando-o a encobri-lo quando não estiver em uso. Isto parece ser contornado através da aquisição de células Senju, a fim de aumentar a sua vitalidade.

Ativando o Sharingan


O Sharingan pode ser ativado pelo usuário quando ele se depara com uma circunstância difícil ou quando colocado sob estresse emocional.

Também é possível transplantar o Sharingan de uma pessoa para outra, como visto com o caso de Kakashi Hatake, que recebeu o Sharingan de seu ex-companheiro, Obito Uchiha. Madara Uchiha notou que um indivíduo precisa possuir os dois Sharingan, a fim de trazer para fora o verdadeiro potencial do olho. Um Sharingan transplantado em um não-Uchiha, como Kakashi, não pode ser desativado e exige que ele use mais chakra do que um Uchiha iria precisar, obrigando-o a cobrir os olhos com a sua bandana para economizar chakra enquanto descansa por longos períodos após usá-lo extensivamente durante a batalha. Pelo fato de Kakashi possuir o Sharingan de Obito, eles compartilham a mesma técnica e outra dimensão. Aparentemente, se um Uchiha ainda vivo doar seu Sharingan, ele ainda terá um link para o olho individual, e será capaz de "ver" o que o olho vê, em alguns casos, embora isto pareça ser limitado a um determinado intervalo. Isso também vale para o destinatário do olho.

De forma semelhante, Danzō Shimura tinha além de um Sharingan em seu olho direito normal, que ele adquiriu de Shisui Uchiha, vários outros os quais ele mantinha escondidos sob suas ataduras. Danzō possuía, ao todo, dez Sharingan em seu braço direito, que eram mantidos selados até que ele precisasse usá-los. Também é possível transplantá-lo em animais, como Itachi fez com o Sharingan de Shisui em um de seus corvos.

No entanto, se um Uchiha dá seu Sharingan para outro membro do clã Uchiha, o Sharingan pode ser desativado e, portanto, não precisaria ser coberto para conservar chakra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário